Steve Clarke, o técnico mais bem-sucedido da seleção escocesa, deixou o cargo, informou a Federação Escocesa de Futebol na sexta-feira (26), após a eliminação da equipe da Copa do Mundo.
O treinador de 62 anos encerra um reinado de sete anos no qual levou a Escócia à sua primeira Copa do Mundo masculina em 28 anos, além de duas classificações consecutivas para a Eurocopa.
A Escócia terminou em terceiro lugar no Grupo C, mas não ficou entre as oito melhores equipes terceiro colocadas que avançaram para a fase eliminatória. O time enfrentou Haiti, Marrocos e Brasil no grupo.
“O técnico mais bem-sucedido da história da seleção encerrou seus sete anos no comando após a confirmação da eliminação da Escócia da Copa do Mundo Fifa 2026”, disse a Federação Escocesa de Futebol em comunicado.
Em maio, Clarke assinou um novo contrato para permanecer no cargo até a Copa do Mundo de 2030 e também estava programado para comandar a Escócia na Euro 2028, que será co-sediada por Reino Unido e Irlanda.
“A parte mais emocionante desta despedida é para os meus jogadores, sem os quais não teríamos nenhuma das memórias que acumulamos de 2019 até agora”, disse Clarke.
“Eles merecem todos os elogios e admiração que recebem, e foi verdadeiramente uma honra ser chamado de chefe por eles.
“Obrigado por me terem e boa sorte ao meu sucessor.”
Na primeira fase da Copa, a Escócia estreou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Haiti, com gol do meia John McGinn. Na sequência, perdeu por 1 a 0 para Marrocos antes de ser goleada por 3 a 0 pela seleção brasileira.
Com 3 pontos e saldo de gols de -3, a seleção escocesa ainda sonhava em conseguir uma posição no mata-mata como um dos oito melhores terceiros colocados. Mas os resultados que se seguiram nos demais grupos a tiraram da lista.
