O técnico de Cabo Verde, Bubista, acredita que seus jogadores provaram que os sonhos podem superar limitações financeiras depois de conseguirem mais um ponto precioso no empate em 2 a 2 com o Uruguai neste domingo (21), na primeira Copa do Mundo que o país disputa.
No Grupo H, a seleção africana empatou também com outro campeão mundial, a Espanha, e está na briga por uma histórica classificação ao mata-mata.
“Quando você está em campo, muitas coisas se igualam. Por maior que o adversário seja, muitas seleções ficam em pé de igualdade”, disse Bubista, radiante, aos repórteres.
“Mostrar que é possível alcançar grandes feitos, independentemente dos desafios, sejam eles financeiros ou de qualquer outro tipo. Desde que você tenha um sonho e lute por ele”, afirmou.
O desempenho notável de Cabo Verde fez com que o técnico ousasse pensar em avançar da fase de grupos neste torneio com 48 seleções, no qual as oito melhores terceiras colocadas também se classificam.
A equipe está em terceiro lugar, empatada em pontos com o Uruguai (2), e atrás da Espanha, líder do grupo, com 4. A Arábia Saudita está em último lugar, com 1 ponto, antes da última rodada da etapa inicial.
“Considerando o que conseguimos contra duas seleções de alto nível, acho que nosso foco tem que ser a classificação”, disse.
“Se formos pensar nisso, acho que é legítimo fazê-lo, considerando o que conquistamos… Mas também sabemos que qualquer uma dessas seleções tem a oportunidade de avançar.”
Apesar das atuações impressionantes, Bubista insistiu que seus jogadores precisam manter os pés no chão antes da última partida da fase de grupos, contra a Arábia Saudita.
“Sabemos que essa também será uma partida desafiadora. A Arábia Saudita também tem chances de se classificar”, alertou.
“Obviamente, serão partidas desafiadoras para todas as seleções, mas com certeza vamos tentar vencer.”
Antes da partida deste domingo, Bubista deu um presente ao técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, dizendo que era uma pequena lembrança de Cabo Verde e algo para que o técnico de 70 anos se recordasse deles.
“Para mim e para muitos outros treinadores, especialmente na África, Bielsa é um mestre. Estudamos o que ele fez ao longo de sua carreira”, disse Bubista. “Fiquei muito feliz por poder conhecê-lo pessoalmente.”
